Saiba o que é preciso para abrir uma empresa de sucesso

Algumas pessoas parecem nascer com um espírito empreendedor mais desenvolvido. Mas, por mais que as ideias sejam promissoras e o faro seja apurado, é preciso que o empreendedor se organize e mantenha foco no negócio. A verdade é que, independentemente de seus talentos potenciais, é essencial se preparar para correr riscos e trabalhar arduamente para alcançar o sucesso.

Você tem uma ideia promissora e deseja tirá-la do papel ou até se já está lançando no mercado seu negócio, é importante estar atento a certas atitudes imprescindíveis para garantir o sucesso da sua empresa. Continue acompanhando nosso guia e descubra como criar uma empresa de sucesso!

24 Passos De Como Criar Uma Empresa De Sucesso

1. Quanto Custa Para Abrir Uma Empresa?

O custo para abertura de uma empresa vai depender do tamanho, do seu ramo de atividade e de outros custos diretos e indiretos que podem variar de acordo com a necessidade de regularização do imóvel, normas de segurança e outras obrigações fiscais. Em 2010, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) apontou que o custo médio para se abrir uma empresa é de R$ 2.038.

2. Abertura De Empresa E Registros Necessários

Um bom advogado também é mais que necessário na hora de abrir sua empresa, auxiliando na elaboração do contrato social, passo inicial para a legalização do negócio. Criar uma empresa no Brasil requer alguns cuidados e obrigações e o processo de obtenção da documentação completa se dá pelos seguintes passos:

  • Junto com os documentos exigidos e do pagamento das taxas relacionadas, o contrato social deve ser levado à junta comercial para o registro da empresa;
  • Com o registro feito, você pode solicitar o cadastro do CNPJ junto à Receita Federal;
  • CNPJ em mãos, é hora de solicitar o alvará de funcionamento na prefeitura;
  • Depois, é preciso fazer a inscrição estadual na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) para obter o registro do ICMS;
  • Com todos esses documentos, faça o registro na Previdência Social, mesmo que não tenha funcionários, pois ainda assim há tributos devidos;
  • Caso sua empresa preste serviços, é preciso obter autorização para emitir notas fiscais na prefeitura; se vender produtos, essa etapa deve ser feita na SEFAZ.

Como são muitos documentos, o ideal é mantê-los dispostos e atualizados em uma pasta separada, anexando a cada um os comprovantes de pagamento das possíveis taxas.

3. Profissional Contábil

Um contador de confiança é imprescindível para qualquer empresa. Afinal, juntamente com você, é ele o responsável por toda a documentação de abertura do negócio e também por ajudá-lo a escolher o melhor regime tributário de acordo com as especificidades da empresa.

4. Legalizando A Empresa: Nome, Alvará De Funcionamento E Inscrições

Considerando que as definições prévias estão devidamente feitas, a questão inicial da organização da empresa pode passar para o aspecto legal, que se inicia com a escolha do nome do empreendimento.

Nem todo nome está disponível e nem todo local é adequado a qualquer atividade econômica. Assim, é preciso pesquisar, tanto na junta comercial como na prefeitura da sua cidade, a disponibilidade do nome e do endereço escolhidos.

Atenção às licenças e inscrições exigidas para o seu negócio! Entre as mais comuns estão:

  • Vistoria de cumprimento das normas de segurança: Feita pelo Corpo de Bombeiros;
  • Licença sanitária: Concedida por órgãos Municipais, Estaduais e Federais de vigilância sanitária. Necessária para quem trabalha com alimentação, cosmético, ou medicamentos;
  • Licença ambiental: é de responsabilidade de órgãos Municipais e Estaduais de meio ambiente e do IBAMA. Empresas do setor têxtil e industrial precisam dessa licença.

5. Ao Criar Uma Empresa Comece Pela Organização

Antes de mais nada, você precisa entender que, por mais perfeita que sua ideia pareça, ela provavelmente precisará de ajustes. Lembre-se de que a prática traz falhas, entraves e burocracia. Assim, até que seu negócio comece a funcionar plenamente, você terá que tomar diversas providências.

Além disso, uma vez iniciadas as atividades, você precisará manter em dia o controle contábil, financeiro, tributário, legal, comercial e humano de todo o funcionamento do negócio para garantir o sucesso. E não se esqueça de que tempo será um benefício raro, de forma que manter a organização passará de opção e necessidade.

Para se preparar desde já para esse período inicial de organização, esteja atento a 2 fatores principais: o estratégico e o legal. Veja com detalhes a partir de agora!

6. Validando Sua Ideia

Como criar uma empresa do zero? Se o seu empreendimento ainda não estiver funcionando, comece pelo caminho mais seguro: garantir a validade da sua ideia. Nesse sentido, suas primeiras ações deverão definir:

  • Motivação: o que você pretende com esse produto e como você o enxerga?
  • Público-alvo: que clientes ou usuários serão beneficiados por esse produto?
  • Soluções: qual o valor do produto, que tipo de problema ele resolve, quais os benefícios que ele fornece e o que faz com que seja útil para seu público-alvo?
  • Produto: como definir seu produto ou serviço e quais são suas características principais?

A partir dessa concepção inicial, parta para a pesquisa, tentando mensurar a aceitação desse produto junto ao público-alvo definido. Podemos dizer que esse é o norte da bússola para levá-lo ao tesouro escondido.

Na prática, muitas ideias tendem a ser mais atraentes que a realidade. Portanto, ao fazer uma pesquisa de mercado inicial, você tem a oportunidade de identificar possíveis pontos de melhorias ou brechas para correções na concepção teórica, antes mesmo de tirá-la do papel.

7. Capital Para Começar

Este passo é fundamental para o bom começo da sua empresa: elabore logo na criação qual será o capital inicial para a abertura do negócio, pagamento de funcionários e fornecedores. Coloque no papel o tempo estimado para o retorno dele também, que geralmente ocorre em longo prazo.

8. Quanto Custará Sua Empresa?

Não saber como responder essa pergunta ou ficar em dúvida pode ser um risco à saúde financeira do seu negócio. Coloque todos os custos para manter a empresa no papel e isso incluí:

  • Salários dos funcionários e décimo terceiro;
  • Impostos e cargas tributárias;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Custo com fornecedores;
  • Variação de preços;

9. Finanças Pessoais X Finanças Da Empresa

Empreendedores de primeira viagem podem acabar caindo no erro de usar o capital de giro da empresa para honrar suas finanças pessoais e essa é uma falha gravíssima que pode colocar a continuidade do empreendimento em risco. Busque sempre deixar bem separado o é da empresa e o que é seu e parte do lucro deve ser reinvestido no negócio.

10. Evitando Erros Comuns

Por precaução, lembre-se de registrar também sua marca, evitando assim problemas futuros — como se deparar com a marca registrada por outra empresa ou ter que lidar com processos por, sem saber, estar usando a marca registrada por outro sem a devida autorização. Esse é um erro que pode trazer grandes prejuízos, entre outros que estão ligados a um planejamento criterioso.

Por tanto, antes de começar as atividades de fato, Elabore Um Plano De Negócios. Já tendo realizado as pesquisas necessárias e confirmado (com ou sem adequações) a aceitação da sua ideia, é hora de montar um plano de negócios. Nesse caso, se a validação inicial é uma bússola, o plano de negócios pode ser visto como um mapa, que fornece informações mais detalhadas sobre as regiões a serem desbravadas.

Por meio do plano de negócios, você tem base para analisar o ramo de atuação da sua empresa, bem como para avaliar a concorrência e os fornecedores. Somente depois de elaborado esse plano é que você terá informações suficientes para se decidir por abrir ou não sua empresa tal como a concebeu.

Isso sem contar que empresas especializadas em fomentar novos negócios e bancos que oferecem linhas de crédito voltadas para impulsionar empreendimentos normalmente exigem um plano de negócios bem elaborado.

11. A Criação De Uma Identidade Visual

Com sua marca registrada, você já pode buscar um bom profissional do design para ajudá-lo na elaboração de sua identidade visual. Isso inclui:

  • As cores que vão padronizar a identificação da sua empresa;
  • As características do logotipo, remetendo à sua visão do negócio e traduzindo sua personalidade;
  • O padrão para site, fan page e outras redes sociais, além de cartões de visita e documentos timbrados.
  • Padronizar a identidade visual da sua empresa transparece seriedade, organização e qualidade, características que seus clientes certamente saberão apreciar.

12. Fazendo O Negócio Funcionar

Diante de tantas minúcias burocráticas a serem observadas, é até redundante bater na mesma tecla da necessidade de organização antes e durante a abertura de uma empresa, certo? Mas e com o negócio em funcionamento? Pois também nessa etapa, a organização é requisito básico para o sucesso.

É simples: em todos os aspectos do negócio, a organização é estratégica. Esteja atento, portanto:

  • Ao controle financeiro da empresa, o que envolve pagamento de tributos, obrigações bancárias e fornecedores, além dos recebimentos dos clientes;
  •  Ao controle operacional, mantendo apenas o estoque necessário a seu volume de vendas e comprando insumos de forma proporcional;
  •  Aos custos secundários, que, muitas vezes, levam embora seu resultado aí entram gastos com combustível, frete, taxas bancárias, contas de água, luz, telefone e internet, por exemplo.
  • Os custos constituem uma das áreas que mais requerem atenção dos gestores, sendo talvez a principal dentre as demais. E uma das formas mais eficazes de minimizar custos é definindo previamente políticas de uso para os recursos. Por exemplo:
  • Em relação ao uso de telefone e internet, a política define quando o funcionário deve usá-los, deixando-os cientes sobre comportamentos não tolerados no decorrer das atividades;
  • No que se refere a táxis, passagens aéreas e outras formas de transporte, a política oferece segurança aos funcionários sobre as normas para reembolso de despesas, esclarecendo como devem proceder para solicitar recursos ou para prestar contas junto ao setor financeiro;
  • Já sobre a segurança da informação, uma política detalhada estabelece critérios para a comunicação formal, evitando vazamento acidental de dados confidenciais. Esses procedimentos também são considerados ações em prol da organização de rotina e do funcionamento de uma empresa, favorecendo seu sucesso.

Saiba mais acessando blog.99empresas.com/descubra-como-criar-uma-empresa-de-sucesso

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